Conforme falamos na postagem anterior sobre DPOC, somente 12,5% dos portadores de tal doença tem o diagnóstico corretamente estabelecido.
Isso significa cerca de seis e meio milhões de pessoas estão sem o tratamento correto, passando por desconfortos e sofrimentos desnecessários.
Mas quando podemos suspeitar deste diagnóstico?
Suspeitamos deste diagnóstico em pessoas que fumem ou já tenham sido fumantes, e apresentem alguns dos seguintes sintomas: tosse na maioria dos dias, expectoração, falta de ar, geralmente em pessoas acima de 40 anos de idade.
Estas pessoas necessitam fazer um exame chamado espirometria com o qual se poderá esclarecer se é ou não portadora desta doença e receber o correto tratamento. Estes pacientes necessitam preferencialmente que façam uma avaliação com médico pneumologista para correto esclarecimento e adequado tratamento.
2 comentários:
Dr. Rodolfo, parabéns pela iniciativa.
Se uma pequena parte da classe médica se preocupar em divulgar ou conscientizar a população sobre a importância das doenças (patologias), com certeza o número de óbitos seriam menores no mundo.
Abs,
Rodrigo
Muito interessante...
Abraços, Luiz Carlos.
Postar um comentário